I Fórum Segurança Medicamentosa do Paciente – Um novo olhar sobre a Farmacovigilância

 

O Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria estratégica com o Centro Latino Americano de Pesquisas em Biológicos (CLAPBIO), realizam no dia 29 de novembro de 2016 em Brasília o I Fórum Segurança Medicamentosa do Paciente – Um novo olhar sobre a Farmacovigilância. O evento faz parte das ações do Núcleo de Advocacy do Instituto Lado a Lado pela Vida onde um dos temas trabalhados é a Segurança Medicamentosa do Paciente em tratamento das doenças crônicas.

No Brasil as Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNTs) são a causa de aproximadamente 74% das mortes*. São entendidas como DCNTs: Diabetes, doenças cardiovasculares, respiratórias e Câncer.

O Fórum tem o apoio da Universidade de Brasília / Faculdade de Ciências da Saúde (UnB / FS), Universidade do Rio de Janeiro (UERJ), Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Medicina (ABLAM), Academia Nacional de Farmácia e Conselho Regional de Farmácia do DF, para reunir profissionais da saúde, parlamentares, representantes do Ministério da Saúde, pacientes, associações de pacientes, agências regulatórias, entre outros parceiros.

Inscrição

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online neste LINK ou presencialmente no dia do evento. 

Está prevista a emissão de certificado aos participantes.

Programação

Os temas: “O cenário atual da segurança medicamentosa do paciente – sistema público e privado”; “Um novo olhar sobre a Farmacovigilância e sua importância no contexto da segurança medicamentosa do paciente”; “A grade curricular para a educação dos profissionais da saúde está em linha com as necessidades atuais em saúde para a segurança medicamentosa do paciente?” e a “A educação em saúde para os pacientes e os desafios para atingir esta enorme população. Como atuar para a informação chegar para todos?” estarão em pauta durante o encontro e servirão para fomentar o debate e, ao final do Fórum, construir propostas para um novo cenário de segurança medicamentosa para o paciente no Brasil.

Confira AQUI a programação.

Instituto Lado a Lado Pela Vida

O Instituto Lado a Lado pela Vida é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) de São Paulo sem fins lucrativos que atua desde 2008 desenvolvendo conceitos e projetos, além de apoiar e implantar ações voltadas ao campo da saúde e da atenção integral ao cidadão em diferentes fases da vida.
Todos os projetos do Instituto Lado a Lado são permeados pelo compromisso com a integralidade, informação responsável, acolhimento, cultura, sustentabilidade e a qualidade de vida. Desde o ano de 2015 realizando eventos de saúde em Brasília. Saiba mais em http://www.ladoaladopelavida.org.br/

* Fonte: Pesquisa Nacional de Saúde 2013 – Dados 2012 PNS 2013, realizada pelo IBGE em parceria ao Ministério da Saúde.

Serviço:
I Fórum Segurança Medicamentosa do Paciente – Um novo olhar sobre a Farmacovigilância
Data: 29 de novembro de 2016
Horário: 8h às 17h
Local: Auditório 3 – Faculdade de Ciências da Saúde / Universidade de Brasília / Campus Darcy Ribeiro (ASA Norte, Brasília – DF)