Atualizada lista de Denominações Comuns Brasileiras

Está disponível a atualização da lista de Denominações Comuns Brasileiras (DCB). A nova versão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, dia 7 de junho, por meio da Resolução da Diretoria Colegiada - RDC 230 de 5 de junho de 2018. Nesta edição foram incluídas 27 novas denominações, além de cinco nomenclaturas terem sido alteradas.

DCB

Denominação Comum Brasileira (DCB) é o nome do fármaco ou do princípio farmacologicamente ativo aprovado pelo órgão federal responsável pela vigilância sanitária (Lei 9.787/1999). Com o advento do registro eletrônico, adquiriu uma concepção mais ampla e inclui, também, a denominação de insumos inativos, soros hiperimunes e vacinas, radiofármacos, plantas medicinais, substâncias homeopáticas e biológicas.

Tais denominações são empregadas nos processos de registro, rotulagem, bula, licitação, importação, exportação, comercialização, propaganda, publicidade, informação, prescrição, dispensação e em materiais de divulgação didático, técnico e científico em todo o país.

As listas consolidadas das DCBs podem ser acessadas clicando aqui.

Fonte: Anvisa