Plenária elege Comissão de Tomada de Contas e aprova a Comissão de Ética

Primeira plenária do ano teve diversas propostas aprovadas

Diretores e conselheiros participaram, na última sexta-feira, 29 de janeiro, da 551ª Reunião Plenária do CRF-RJ, a primeira do ano. Na sessão, foi eleita a comissão de tomada de contas, aprovada a nova composição da Comissão de Ética e apresentada a Comissão de Ensino.

A Comissão de Tomada de Contas será composta pelos conselheiros Melissa Manna Marques, que obteve dez votos; Luiz Fernando Chiavegatto (sete votos); e Maria Eline Matheus (seis votos). A conselheira Maely Peçanha Favero Reto, que obteve cinco votos, será a suplente.

A composição da Comissão de Ética, com os doutores Mauro Ribeiro de Assis, Paulo Roberto Napp, Mitzi Abi-Haila Rodrigues, Ana Lúcia Leitão Caldas e Bianca Castelo Lopes, foi aprovada por maioria, com uma abstenção.

Atendendo a solicitação do Conselho Federal de Farmácia, feita após auditoria, foi aprovada ainda uma alteração no regulamento da Reunião Plenária, informando que não será permitido convocar suplente sem que o efetivo confirme que não vai comparecer.

Doutor Robson Bernardo: Revista Riopharma obteve o ISSN

O veto do presidente do CRF-RJ, doutor Marcus Athila, à homologação do reajuste das anuidades foi mantido. O reajuste, que é determinado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), havia sido levado ao plenário em dezembro, mas a homologação foi reprovada pelos conselheiros. Com isso, foi feita uma consulta ao CFF sobre o caso, que orientou a vetar a reprovação dos conselheiros, salientando que a não aprovação torna o conselheiro passível de apuração de sua conduta através de processo ético disciplinar.

Os conselheiros aprovaram ainda inscrições e cancelamentos de profissionais e firmas, transferências de profissionais e multas ad referendum, além de validarem a prorrogação do prazo para justificativa de ausência eleitoral, que havia sido alterada de 11 para 15 de janeiro.

Outras propostas, como Regulamento da Comissão de Ética, o Calendário Anual das Plenárias e o Novo Regulamento das Câmaras Técnicas tiveram a análise adiada, pois os conselheiros pediram mais tempo para analisar os textos.

Também na plenária, o secretário-geral, doutor José Roberto Lannes Abib, apresentou a nova composição da Comissão de Ensino, que terá a doutora Andreia Bartachini como presidente, a doutora Luciana Maria Ramires Esper, coordenadora do curso de Farmácia da UFF, como vice-presidente, e o doutor Wallace Pacienza Lima, professor da Unigranrio, como secretário da comissão.

"Será um ano de muito trabalho, com a previsão de alterações no currículo de farmácia. O grupo não está fechado, mais membros serão indicados", informou Abib.

O vice-presidente, doutor Robson Roney Bernardo, anunciou que a Revista Riopharma obteve o selo do ISSN, sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas. O ISSN é o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada, um parâmetro para o controle de qualidade de revistas científicas e também um critério de indexação em base de dados nacionais e internacionais. Também anunciou a criação de uma Comissão Científica que irá analisar os artigos científicos recebidos para a revista Riopharma.

O secretário-geral, doutor José Roberto Lannes Abib, anunciou a criação do Programa de Assistência aos Farmacêuticos (PAF-RJ) e que os editais estão disponíveis no website do CRF-RJ e todas as empresas podem solicitar o credenciamento para oferecer descontos e benefícios para os farmacêuticos, ténicos em patologia e funcionários do CRF-RJ. Também aproveitou para convocar os farmacêuticos a se inscreverem para as Câmaras Técnicas, que estão com inscrições abertas até o dia 17 de fevereiro.

No fim da plenária, o Presidente Marcus Athila disse estar preocupado com a situação da saúde no Rio de Janeiro e propôs aos conselheiros a criação de uma nota sobre a situação. Foi informado ainda que o Plano Anual de Fiscalização será disponibilizado no Portal da Transparência.