9° Congresso Riopharma reúne grandes nomes da Farmácia no estado do Rio

9º Rio Pharma 3º Dia 405

Foto: Laércio Lourenço

Diretoria do CRF-RJ e presidente de honra do 9º Congresso Riopharma na solenidade de encerramento

Nos últimos dias 20, 21 e 22 de setembro, aconteceu o 9º Congresso RioPharma, o maior evento farmacêutico do estado do Rio, reunindo profissionais e acadêmicos na Unigranrio, em Duque de Caxias. O evento trouxe grandes nomes da Farmácia participando de mesas-redondas, cursos, palestras e painéis. Este ano, o tema foi Farmácia Clínica: Saúde e Estética”.

Na solenidade de abertura, os integrantes da mesa destacaram a importância da lei 13.021/14 e como a Farmácia Clínica vem revolucionando a prática farmacêutica no estado do Rio. Participaram da mesa o presidente do CRF-RJ e do 9º Congresso Riopharma, Dr. Marcus Athila, o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Dr. Walter da Silva Jorge João, o presidente de honra do 9º Congresso Riopharma, Dr. José Luis Miranda Maldonado, e os diretores do CRF-RJ, Dra. Talita Barbosa e Dr. José Roberto Lannes Abib.

Durante cerimônia de abertura, o prêmio Riopharma Personalidades foi entregue à Dra. Dra. Romilda Eduvirgem Kuhn Brust e à Dra. Elisabeth Gonzaga, por sua trajetória e pela relevante contribuição à profissão farmacêutica.

Nestes três dias, os congressistas participaram da programação dividida em quatro auditórios, sobre temas relevantes para a profissão como: Atuação Clínica do Farmacêutico, Estética, Farmácia Hospitalar, além de temas ligados a empreendedorismo e gestão.

Durante o encerramento, fizeram o uso da palavra os membros da mesa: o presidente do CRF-RJ, Dr. Marcus Athila, o presidente de honra do 9º Congresso Riopharma, Dr. José Luis Miranda Maldonado, o vice-presidente do CRF-RJ, Dr. Robson Ronêy Bernardo, e os diretores do CRF-RJ, Dra. Talita Barbosa e Dr. José Roberto Lannes Abib. Na solenidade, a diretoria do CRF-RJ agradeceu à Unigranrio pelo apoio e aos funcionários do CRF-RJ, cujo empenho foi essencial para tornar o evento bem-sucedido. O presidente do CRF-RJ, Dr. Marcus Athila, parabenizou também os autores dos trabalhos científicos premiados e agradeceu aos congressistas pela presença no evento e pela rica troca de conhecimentos.

No encerramento, a diretoria do CRF-RJ concedeu Moção de Aplausos à Câmara Técnica de Farmácia Estética. Em seguida, ocorreu a entrega da Comenda do Mérito Farmacêutico Prêmio Riopharma Personalidades concedida a farmacêuticos e autoridades que se destacam pelos relevantes serviços prestados à ciência e à profissão farmacêutica. Foram agraciados com a comenda o Dr. Alex Sandro Rodrigues, que não pôde estar presente foi representado pelo Dr. José Luis Miranda Maldonado, a Dra. Daniela Benchimol, a Dra. Luciane Barreiro Lopez Vasques e o Dr. Jairo Alves de Oliveira.

Anúncio de trabalhos científicos premiados

Na cerimônia de encerramento, foram divulgados os trabalhos científicos premiados, conforme avaliação da Comissão Científica. Confira os vencedores:

1º lugar:

Desenvolvimento e Caracterização de Membranas Eletrofiadas de Poli (Ácido Lático) Contendo Corticoesteróides Como Sistemas de Liberação para Aplicação Tópica.

Autora: Priscila Elias Alves

Co-autoria: Elisabete Pereira Dos Santos; Cristal dos Santos Cerqueira Pinto e Bluma Güenther Soares.

2º lugar:

Efeito do Artesunato no Comportamento Reológico do Soluplus® e do Kollidon® Va 64 Como Um Estudo de Pré-Formulação Para o Processo de Hme

Autor: Daniel Lins de Sales

Co-autoria: André Luís Marconmini, Pedro Henrique da Rocha Franco, Fábio Moysés Lins Dantas e Maria Helena Miguez da Rocha-Leão.

3º Lugar:

Study Of Efficacy And Mechanism Of Action In Experimental Model Of Cutaneous And Visceral Leishmaniasis: A Possibility Of Drug Repurposing

Autor: Juliana da Silva Pacheco

Co-autores: Edézio Ferreira da Cunha Júnior, Valter Viana Andrade-Neto, Job Domingos Inácio Filho, Elmo Eduardo De Almeida-Amaral e Eduardo Caio Torres-Santos;

Efeitos do Extrato de Euterpe Oleracea mart. (açaí) e de bloqueadores do sistema renina angiotensina sobre a esteatose hepática associada a obesidade.

Autor: Matheus Henrique Romão

Co-autores: Izabelle Barcellos Santos, Graziele Freitas de Bem, Lenize Costa dos Reis Marins de Carvalho, Thamires Barros Tavares, Amanda Farias De Medeiros, Ricardo Andrade Soares, Dayane Teixeira Ognibene, Roberto Soares De Moura, Cristiane Aguiar da Costa e Angela de Castro Resende.