Encontro de Profissionais para discutir ensino EaD em Saúde no Rio

         A Comissão de Ensino do CRF-RJ prepara uma grande campanha contrária à graduação à distância na área de saúde. A decisão em realizar um evento foi aprovada no dia 20 de fevereiro, durante encontro com os integrantes da comissão na sede do CRF-RJ. A atividade pretende mobilizar os profissionais da área de saúde e coibir a expansão do EaD em farmácia no Rio.

          O ‘Encontro de Profissionais de Saúde’ para discutir EaD em saúde no Rio, como explicou a doutora Carla Patrícia de Morais e Coura, do CRF-RJ, se faz necessário em função da expansão das ofertas desta modalidade de ensino em EaD integral para cursos de graduação na saúde, em especial na área de farmácia. “Este tipo de curso representa um grande perigo para a saúde pública no Brasil, pois a tecnologia não substitui o contato do farmacêutico com seu paciente.”, frisa. A comissão pretende chamar atenção para o assunto e coibir, de forma veemente, a proliferação destes cursos. O evento deve acontecer no dia 20 de março em local a ser definido.

          A comissão ainda estabeleceu grupos de trabalho para definir ações sobre a consulta pública sobre proficiência, cursos de qualificação do regional e a instituição das novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia.

CURSOS – Durante a reunião, a comissão de Ensino estabeleceu que os cursos de qualificação oferecidos pelo CRF-RJ serão retomados ainda neste primeiro semestre. Eles, porém, serão reavaliados com edital para seleção do corpo docente e cadastro para novos cursos. Estas ações pretendem reduzir a evasão e aumentar a presença dos farmacêuticos.