CRF/RJ garante representação no Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro

O Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro esteve representado, na última terça-feira (26.06), na Cerimônia de Posse dos novos conselheiros do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (CES/RJ), realizada no edifício do NERJ/MS. Após anos sem espaço nas discussões promovidas pelo CES, o CRF/RJ volta a fazer parte do quadro de entidades que direcionam ações e participam da tomada de decisões em favor da saúde da Sociedade.

Ocupando a vaga de suplente institucional do Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio de Janeiro (CREFONO), o CRF/RJ tomou posse com representatividade assegurada pelos Drs. Antônio Carlos Morais (Conselheiro Efetivo) e Tania Mouço (Conselheira Suplente).

Para a presidente do CRF/RJ e Conselheira Estadual de Saúde suplente, Dra. Tania Mouço, a conquista é providencial. “Estar de volta às discussões, principalmente em um momento de crise que assola o sistema de saúde estadual, é uma conquista extremamente positiva e gratificante”, comemora.

CRF/RJ representa autoridade técnica nas questões voltadas a medicamentos

Além do CRF/RJ, compõem também o quadro de representantes dos Conselhos Profissionais no CES/RJ: Conselho Regional de Biologia (CRBIO-II); Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO); Conselho Regional de Fonoaudiologia 1ª Região (CREFONO-1); Conselho Regional de Nutricionistas (CRN/4-RJ) e o Conselho Regional de Odontologia (CRO/RJ).

Vale ressaltar que o CRF é o único Conselho presente que lida de forma direta com medicamentos, subsidiando os debates com mais informações e assegurando viabilidade na proposição de ações. De acordo com o Dr. Antonio Carlos Morais, que volta ao CES na qualidade de Conselheiro, a volta do CRF/RJ ao CES representa uma quebra positiva de paradigmas.

“Participei do Movimento em Defesa da Saúde que, na década de 1990, uniu diversas áreas da saúde lutando pela instalação do Conselho Estadual de Saúde no Rio de Janeiro. E sempre lutei em nome do CRF/RJ e fizemos parte de toda a discussão e ações - a exemplo do Seminário de Assistência Farmacêutica, realizado em 1997”, explica Dr. Antonio Carlos. “Temos que discutir a saúde como um todo no estado do Rio de Janeiro. E esse retorno na atual gestão é extremamente representativo, afinal, quebramos paradigmas com nossa reinserção. E posso dizer que, com a experiência como aliada, queremos transformar o CRF/RJ em um protagonista cada vez maior em favor da profissão”, conclui.

ASCOM CRF/RJ