CRF/RJ representado na 3ª Edição da Atividade Master da Academia Lusófona de Ciências Farmacêuticas (ALCF)

A 3ª Edição da Atividade Master da Academia Lusófona de Ciências Farmacêuticas (ALCF) ocorreu nos dias 17 a 21 de junho, em Lisboa – Portugal. Foram cinco dias de evento, com atividades diferenciadas como palestras, conferências, workshops, masterclasses e desenvolvimento dos mais variados temas com profissionais dos quatro cantos do mundo.

O Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF/RJ), apoiador institucional do evento, foi representado pela Presidente, Dra. Tania Mouço, que, além de compor a programação científica e participar da mesa de abertura, ao lado dos Profs. Margarida Caramona (Universidade de Coimbra) e José Lobato (CE CPLP), recebeu homenagem como honoris praesentia pela ALCF.

Na programação científica, abordando “A evolução da profissão no Brasil: oportunidades e desafios”, Dra. Tania Mouço debateu aspectos da realidade da atuação farmacêutica em território brasileiro, ambiente de trabalho e o sistema Conselho Federal de Farmácia – Conselhos Regionais. Também foram abordadas as Resoluções de Diretoria Colegiada (RDC) da Anvisa aplicadas ao cotidiano profissional.

Já no segundo dia de evento, 18.06, os avanços tecnológicos das Universidades de Lisboa e Coimbra foram pontos de debate que culminaram com a condução da temática do dia: “Inovação em Saúde”. As mesmas universidades lusitanas também ministraram palestra a respeito dos “Serviços Farmacêuticos Centrados no Doente/Paciente”.

Em complementação ao lado teórico, a ALCF também levou os profissionais participantes à visitas técnicas às farmácias portuguesas, para entender um pouco mais da logística, teoria e prática do exercício profissional farmacêutico em território europeu. A edição também contou com a apresentação de trabalhos sobre Inovações em Medicamentos, Marketing Farmacêutico, entre outras inovações extremamente importantes à categoria farmacêutica.Para a Presidente do CRF/RJ, a ALCF representou um momento de integração e crescimento da profissão farmacêutica entre os países lusófonos. "Foram dias de intenso conhecimento e troca de informações sobre a nossa profissão e as diferentes culturas. Ser homenageada junto aos outros grandes expoentes profissionais mostra que o trabalho desenvolvido no Brasil vêm sendo cada vez mais reconhecido – e pretendemos fazer a profissão farmacêutica crescer ainda mais!”, reitera Dra. Tania Mouço.