Nota de Solidariedade - Hospital Badim

O Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF/RJ) manifesta total apoio aos pacientes, familiares, funcionários e farmacêuticos do Hospital Badim, situado no bairro do Maracanã - Rio de Janeiro, que, na noite da última quinta-feira (12.09), foi atingido por um incêndio de grandes proporções.

Em uma corrente do bem, diversos farmacêuticos da Saúde Pública e outros segmentos teceram uma rede de solidariedade via mídias sociais para ajudar com doação de medicamentos - a exemplo do Cyanokit, tratamento indicado no caso de intoxicação por cianeto - e aos pacientes e pessoas que trabalharam no resgate.

Como um exemplo do uso do meio digital para o bem, centenas de profissionais da Saúde criaram grupos e, de forma conjunta, trabalharam para disponibilizar especialistas e orientação que pudessem mitigar as possíveis eventualidades e tratar os pacientes que, por terem inalado fumaça, sofreram queimaduras nas vias aéreas e foram encaminhados para o Quinta D'Or, em São Cristóvão.


A solidariedade dos hospitais privados e Secretarias Estadual e Municipal de Saúde foi fundamental para minimizar os impactos e fatalidades no incidente. A farmacêutica Heloá Ghinle Rodrigues, funcionária do Hospital Badim, reitera a importância da colaboração. “Só podemos agradecer a ajuda de todos. Os moradores da região, comerciantes próximos que abriram as portas para ajudar, hospitais da adjacência, enfim, todos foram luz no meio do caos”, afirma.

Foram mais de cinco horas de intenso trabalho até todas as vítimas serem transferidas e, até o momento, há confirmação de 11 óbitos - todas de pacientes que não conseguiram ser retirados do hospital a tempo.

O CRF/RJ reitera o apoio aos farmacêuticos e demais profissionais de saúde e manifesta pesar e solidariedade aos que perderam entes e/ou estiveram diante do cenário trágico.


A corrente do bem continua: o comitê de apoio do Hospital Badim foi acionado para começar uma busca ativa pelos pacientes que foram transferidos para unidades de saúde do estado. O número de WhatsApp (21) 97101-3961 e o e-mail suportefamiliares@badim.com.br está disponível para atualização da localização dos pacientes aos familiares dos envolvidos.
Hospital Quinta D'Or alberga pacientes após incidente

Em nota oficial a Coordenadora de Farmácia do Hospital Quinta D'Or, Dra. Monica Assis, que participou do acolhimento de parte dos pacientes, manifesta gratidão pelo pronto atendimento das Unidades Hospitalares da rede pública disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. "Agradeço também aos Farmacêuticos do Hospital Badim, que em meio ao ocorrido tiveram forças para  apoiar, e também a todos os Farmacêuticos dos Hospitais: Quinta D’Or, Israelita, Caxias D’Or, Copa D’Or, Norte D’Or, entre outros Hospitais da Rede Pública que, direta ou indiretamente puderam garantir e orientar o tratamento adequado aos pacientes, mesmo fora de seus horários de trabalho - mas por amor a nossa profissão", conclui Monica Assis.

Confira os nomes de alguns dos farmacêuticos que fizeram a diferença e trabalharam no pós-incidente: 

Sheila dos Santos Pinto, Alanny Cristine dos Santos Pinheiro, Érica Lima da Silva Araujo, Jose Henrique Duarte de Paiva, Juliana do Amaral Pereira, Karina Fonseca, Marcelle Daudt, Marcos Pereira Bertuce de Freitas, Marina Amaral Abib, Mirieli Malta Martins, Mônica Aquino de Assis, Thais Souza da Silva, Karen Caroline F. da Braza, Tania de L. R. Azevedo, Ana Caroline Nunes Bastos, Danielle Nunes Alvarez da Silva, Elios Jayme Monteiro Salgues, Elisete Aragao Gomes, Lourene Cristine Ladeira Ribeiro, Lucas Martins da Silva, Nathalia Pessoa Gonçalves, Priscila Azevedo Santana de Oliveira, Ricardo Alves Luz, Ronyson Santos da Silva Moreira, Camila Passos da Silva, Elcione Paula da Costa, Gabriela Bastos da Costa, Laura Maria Abreu Oliveira, Mariana Vieira Gomes, Fernando Biancamaro, Gisele Moreira Pinto, Jessyka Nanda Duarte Melo