[ENCERRADO] Curso Farmacoterapia da Hipertensão Arterial em Barra Mansa

Objetivo:
Esse curso tem como objetivo, aprimorar os conhecimento do manejo clínico e farmacoterapêutico da Hipertensão arterial Sistêmica, oferecendo subsídios para o acompanhamento interdisciplinar de pacientes acometidos por essa patologia.

Metodologia:
O curso será desenvolvido através de aulas expositivas, onde serão abordados artigos científicos, diretrizes Terapêuticas e casos clínicos sobre o tema. Curso com duração de 8 horas (um sábado).

Conteúdo Programático:
· Fisiologia do Sistema Cardiovascular;
· Epidemiologia e Fisiopatologia da HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica);
· Hipertensão Arterial em populações especiais:
- Portadores de Doença Renal
- Diabéticos
- Coronariopatas
- Gestantes
- Idosos
· Terapia Farmacológica e não farmacológica da Hipertensão arterial
· Abordagem de Casos Clínicos.

Ministrante: Dr. Matheus Tavares Henriques
Possui Graduação em Farmácia pela Faculdade de Medicina de Campos (FMC) e Mestrado em Farmacologia e Química Medicinal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorando em Farmacologia e Química Medicinal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professor de Pós Graduação do curso de farmacologia Clínica e Farmácia Hospitalar da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) e SER Capacita. Experiência em Pesquisa Clínica (unblinded pharmacist), Farmácia Clínica e Hospitalar.

Dia da aula: 17 de setembro de 2016 (sábado)
Horário:8:00 h às 17:00 h
Local da aula: UBM Centro Universitário de Barra Mansa - Campus Barra Mansa - Rua Vereador Pinho de Carvalho, nº267, Centro, Barra Mansa/RJ.

Requisito para inscrição:ser Farmacêutico regularmente inscrito no CRF-RJ.

Certificado:será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso. O certificado será enviado em até 10 dias úteis após o curso.

Informações:(21) 3872-9213 / 99930-9389 (9 às 18h, dias úteis) equalipharma@crf-rj.org.br
(para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o e-mailqualipharma@crf-rj.org.brao seu catálogo de endereços)

Realização:
CRF-RJ /Seccional CRF-RJ da Região da Centro-Sul Fluminense
(Abrangência da Seccional: Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Volta Redonda, Rio das Flores, Valença, Areal, Barra do Piraí, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Três Rios e Vassouras).

Apoio: UBM Centro Universitário de Barra Mansa  www.ubm.br

[ENCERRADO]