[CANCELADO] Gestão ambiental aplicada a indústria farmacêutica no Rio de Janeiro

Objetivo:
Promover a conscientização sobre a importância da preservação ambiental para a sustentabilidade das empresas e do planeta. Reconhecer os impactos ambientais e os efeitos danosos do mau uso dos recursosnaturais e os custos associados ao meio ambiente. Conhecer os principais parâmetros sanitários para avaliação da qualidade do efluente industrial. Compreender a aplicação da legislação ambiental no âmbito da indústria farmacêutica. Conhecer os procedimentos para obtenção da licença ambiental junto aos órgãos, tanto na esfera federal (IBAMA), estadual (INEA), como também a nível municipal (SMAC). A licença ambiental como pré-requisito para obtenção do CBPF. Gerenciamento de resíduos industriais.

 

Metodologia: O curso será desenvolvido através de aulas expositivas com discussão dos temas. Curso com duração de 8 horas (um sábado).

 

Conteúdo Programático:
Parâmetros sanitários: importância e significado.
Impactos ambientais.
Legislação e normas ambientais aplicadas as indústrias químicas e farmacêuticas.
Licenciamento ambiental.

 

Ministrante: Prof. Marco Aurélio Gomes Veiga
Graduado em Engenharia Ambiental e Sanitária (Universidade Celso Lisboa, Concluir em 2016), Farmácia (UNIGRANRIO, 2002) e Engenharia Química (UFRRJ,2000). Especialista em: MBA em Gestão Ambiental pela Escola Politécnica de Engenharia da UFRJ em 2009, Tecnologia Industrial Farmacêutica, Faculdade de Farmácia da UFRJ em 2008, Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola de Saúde Pública Sergio Arouca da FIOCRUZ– Ministério da Saúde em 2002. Mestre em Engenharia Ambiental pelo Programa de Pós--graduação em Engenharia Ambiental da Escola Politécnica de Engenharia da UFRJ (2011).

Dia da aula: 17 de setembro de 2016 (sábado)

Horário: 9:00 h às 18:00 h

Local da aula: UCL Centro Universitário Celso Lisboa - R. Vinte e Quatro de Maio, 797, Engenho Novo, Rio de Janeiro/ RJ.

Requisito para inscrição: ser Farmacêutico regularmente inscrito no CRF-RJ.

Vagas Limitadas: As inscrições solicitadas serão confirmadas respeitando a ordem de recebimento das solicitações e o número de vagas disponíveis.

Ausências não justificadas: perde-se o direito de participar de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRF-RJ no ano de 2016.

Curso Gratuito: Solicitamos doação de um pacote de fralda geriátrica ou uma lata de leite em pó ou um pacote de 1 kg de ração para cães – entregar no dia da aula do curso.

Certificado: será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso. O certificado será enviado em até 10 dias após o curso.

Informações: (21) 3872-9213 (9 às 18h, dias úteis) e qualipharma@crf-rj.org.br

Realização: CRF-RJ / Sede

Apoio: UCL Centro Universitário Celso Lisboa www.celsolisboa.edu.br

[CANCELADO]