CRF-RJ inicia ações para campanha do Uso Racional de Medicamentos

Para marcar o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, o CRF-RJ e os demais Conselhos de Farmácia iniciam nesta quinta-feira, 5 de maio, uma série de ações voltadas para a conscientização da população sobre o problema. No país, segundo pesquisa do ICTQ/Datafolha de 2014, 76,4% dos brasileiros têm o hábito de se automedicar e 40% declaram não saber consumir um medicamento de forma adequada. O Rio de Janeiro, segundo o estudo, é a quarta capital com mais autoconsumo de medicamentos, com 91,4% das pessoas adotando a prática.

Nesta quinta-feira acontecerá uma ação social em Campos dos Goytacazes, com orientação sobre o uso de medicamentos e aferição de pressão e de glicose. Em parceria com as universidades, o Conselho também vai realizar outras ações durante este mês em diversos pontos do Estado, além de uma Caminhada na Floresta da Tijuca, no dia 15 de maio (inscrições aqui).

O presidente do CRF-RJ, doutor Marcus Athila, destaca que a automedicação traz riscos à saúde.

"A ingestão de medicamentos de forma equivocada pode causar diversas reações, além de dependência. Em nossas campanhas, sempre orientamos os pacientes a procurar um profissional capacitado para indicar como tomar o remédio. A automedicação é um extremamente grave e que precisa ser combatido", afirma Athila

Segundo dados do Sistema Nacional de Informações Toxico Farmacológicas (Sinitox), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em 2011 e 2012, foram registrados 1.422 casos por automedicação, sendo que três deles resultaram em óbito.

Confira o folder divulgado pelo CFF