AUDITORIA DO CRF-RJ ENCONTRA 503 PROCESSOS PARADOS E SECCIONAIS EM FUNCIONAMENTO DE FORMA PRECÁRIA

Foi apresentado durante a 600ª sessão plenária, realizada no dia 07 de fevereiro na sede do CRF-RJ, o 1º relatório de análise situacional do Sistema de Gestão da Qualidade. A auditoria interna apurou as condições de todos os setores do CRF-RJ e das seccionais informando para a nova diretoria os diversos problemas encontrados. Após a apresentação, a diretoria apresentou quais ações foram tomadas no primeiro mês de gestão.

O relatório apresentado pelo secretário geral do CRF-RJ, Ricardo Lahora, tem como objetivo traçar um planejamento estratégico a fim de melhorar a gestão dos recursos.

A auditoria encontrou uma grande quantidade de biscoitos e litros de água vencidos, totalizando R$ 5.363,00. O total da soma dos valores dos produtos foi baseado no preço unitário de cada item, como consta em nota fiscal. Uma comissão foi designada pelo CRF-RJ para dar baixa de estoque e envio ao destino adequado. Outro problema encontrado foi o aumento nos custos de correspondência que saltou de R$ 228 mil em 2014 para R$ 718 mil em 2017. “O controle de registro de postagem dos departamentos não foi encontrado. Vamos atuar na redução destes custos”, enfatizou doutora Tânia Mouço, presidente do CRF-RJ.

Cerca de 503 processos fiscais já julgados em Reunião Plenária estavam parados e não seguiram seus trâmites assim como 67 petições que estavam sem respostas desde 2016.  Para sanar o problema, foi realizado, um mutirão na Secretaria Executiva para que todos esses processos fossem encaminhados à fiscalização.

Nas seccionais a auditoria encontrou uma situação precária. Não há manutenção no ar condicionado em boa parte das unidades, assim como nos purificadores de água. O CRF-RJ pretende fazer uma licitação para compra de novos equipamentos.

Durante sua apresentação, o secretário Ricardo Lahora adiantou que este relatório será produzido mensalmente pela atual gestão como mecanismo de transparência das atividades. “Este estudo visa alcançar o estado de excelência em todos os serviços prestados, que é atender bem o farmacêutico”, finalizou.