Medicamentos à base de Cannabis estarão disponíveis para pacientes do SUS em São Paulo

WhatsApp_Image_2024-01-08_at_14.39.09.jpeg

 

SUS - Na última semana de 2023, o governo do Estado de São Paulo regulamentou a Lei 17.618, que permite a distribuição de medicamentos à base de cannabis medicinal pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo a secretaria de estado da Saúde, pacientes que fazem tratamento para as síndromes de Dravet, Lennox-Gastaut e para Esclerose Tuberosa serão os primeiros a ter acesso aos novos fármacos.

 

A avaliação sobre o uso dessas substâncias na rede de saúde paulista foi realizada pela Comissão de Trabalho específica que analisa as evidências clínicas para o tratamento dos pacientes. De acordo com a conselheira federal de Farmácia pelo Rio de Janeiro e especialista no assunto, Talita Barbosa, a importância dos medicamentos à base de cannabis medicinal reside no fato de que eles podem oferecer alívio para uma variedade de sintomas e condições patológicas.

 

Para a farmacêutica, esses compostos têm sido objeto de muita discussão nos últimos anos devido à sua segurança, que é uma preocupação importante. "Os medicamentos à base de cannabis medicinal devem produzidos de forma segura, com controle de qualidade adequado e em conformidade com as regulamentações locais. Além disso, é essencial que os pacientes sejam orientados corretamente sobre o uso adequado dos medicamentos, incluindo dosagens e potenciais efeitos colaterais".

 

Leia na íntegra: https://site.cff.org.br/noticia/Noticias-gerais/08/01/2024/medicamentos-a-base-de-cannabis-estarao-disponiveis-para-pacientes-do-sus-no-estado-de-sao-paulo