Anvisa suspende lote de medicamento para hipertensão

A venda e o uso do lote 9067069 do medicamento Furosemida 10 mg, genérico, solução injetável, com validade até março de 2017 estão suspensas pela Anvisa.

O medicamento fabricado pelo Laboratório Teuto Brasileiro S.A. apresentou ampolas com número de lote e validade ilegíveis, além disso, as ampolas também apresentaram estilhaços ao serem abertas, conforme o laudo de análise fiscal emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SP). Veja a resolução 1.648 publicada nesta sexta-feira (24/6) no Diário Oficial da União (DOU).

A agência também proibiu a fabricação, distribuição e venda do Clarificante de açúcar da marca Prosugar. O produto é da empresa Prosugar Indústria e Comércio S.A. A decisão foi motivada porque a fórmula do produto apresenta substâncias não autorizadas para uso na clarificação de açúcar pela legislação sanitária, como: formaldeído sufoxilato de sódio e 1-hidroxietileno-1, 1-ácido di-fosônico. A agência também determinou que todos os estabelecimentos processadores de açúcar não podem usar o produto citado no processamento para consumo humano. Com a determinação da Anvisa, a empresa deve promover o recolhimento do estoque no mercado. Confira a resolução 1.647 no Diário Oficial da União (DOU).

Fonte: Anvisa