Presidente da Sbrafh acredita na parceria com CRF-RJ na promoção de conhecimento sobre atuação dos farmacêuticos

Doutora Maely Peçanha Favero Retto  é Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), Mestre em Química Biológica pela UFRJ (1999) e Doutora em Ciências Farmacêuticas pela UFRJ (2013). Especialista em Farmácia Hospitalar (2007) e em Farmácia Clínica (2015) pela SBRAFH, com MBA Executivo pelo Instituto COPPEAD (2008). Atualmente é Tecnologista em Farmácia Hospitalar do Instituto Nacional de Câncer e farmacêutica do Hospital Municipal Miguel Couto. Docente da Residência Multiprofissional em Oncologia do INCA e de cursos de pós graduação. Presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH) - Biênio 2016-2017. Foi eleita presidente da SBRAFH até março de 2020


ENTREVISTA: Quais os desafios para este mandato na Sbrafh?

Dra Maely Peçanha - O maior desafio das sociedades científicas em geral é manter sócios ativos. Infelizmente, no Brasil, grande parte dos farmacêuticos ainda não entendem a importância de buscar conhecimento através das sociedades científicas. Confundem a atuação dessas entidades com as dos conselhos  e sindicatos. A função da sociedade é divulgar dados científicos, emitir padrões, notas técnicas, guias e recomendações. Buscar meios de manter os profissionais atualizados e embasados com o que há de novo no desenvolvimento da farmácia em outros países.

Quais perspectivas para a Farmácia Hospitalar?

Dra Maely Peçanha - Historicamente, a atuação clínica do farmacêutico começou no ambiente hospitalar com um grupo americano, liderado por Hapler e Stand, que introduziu o conceito do Pharmaceutical Care (Cuidado Farmacêutico). Atualmente temos realidades muito diferentes nas diversas regiões brasileiras, de serviços de saúde altamente especializados com farmacêuticos inseridos nas equipes de cuidado a outros em que esse profissional ainda é visto apenas como provedor dos medicamentos. A assistência farmacêutica deve ser plena, englobando todas as atividades ligadas ao medicamento, desde a seleção dos itens padronizados até a busca pelos resultados positivos dos tratamentos e da qualidade de vida dos pacientes. Nosso maior desafio é promover uma equidade maior nos serviços farmacêuticos, buscando através do conhecimento científico e tecnológico um caminho para cuidarmos melhor da saúde e do bem estar das pessoas, que é o nosso lema. Farmacêuticos cuidando da saúde e do bem estar das pessoas.

Como a Sbrafh pretende atuar em parceria com CRF RJ nos programas de cuidado farmacêutico e valorização do profissional?

Dra Maely Peçanha - A SBRAFH, Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde, busca parcerias com os Conselhos Regionais de Farmácia para a promoção de eventos que visam difundir conhecimento e promover a troca de experiências com temas relacionados tanto à atuação clínica dos farmacêuticos quanto às questões relativas a farmacoeconomia, gestão de suprimentos. Podemos abordar vários aspectos da atuação em unidades de terapia intensiva, em ambulatórios, estruturação de serviços e, também, sobre segurança do paciente e acreditação hospitalar.