Farmacêuticos têm direito à vacinação gratuita contra a Gripe

A campanha sazonal de vacinação contra a gripe, iniciada no último dia 22 de abril, segue em andamento em território nacional. De acordo com informações do Ministério da Saúde, a campanha já vacinou 4,7 milhões de brasileiros - cerca de 8,6% do grupo prioritário para receber o imunizante.  A meta inicial é atingir a marca de 54,4 milhões de pessoas até o dia 1º de junho, data de encerramento da campanha na rede pública de saúde.

A imunização começa e termina próximo ao início do inverno – justamente considerando a maior circulação e incidência do influenza (vírus causador da gripe) nesse período. Em 2018, a campanha está planejada entre os dias 22 de maio e 1º de junho. No próximo dia 12 de maio (sábado), o Ministério da Saúde promoverá um dia D de vacinação, com o funcionamento aproximadamente 665 mil postos de imunização.     

Entre os grupos que têm direito à vacinação gratuita, estão:

- idosos a partir de 60 anos;
- crianças de seis meses a cinco anos de idade;
- trabalhadores atuantes na área da saúde;
professores das redes pública e privada;
- povos indígenas;
- gestantes e mulheres até 45 dias após o parto (estas terão que apresentar comprovação da condição clínica (certidão de nascimento da criança, declaração de nascido vivo ou carteira de vacinação do bebê);
- presos ou jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas;
- funcionários do sistema prisional;
- portadores de doenças crônicas não transmissíveis, como asma, diabetes, cardiopatias (hipertensão arterial leve não se enquadra), insuficiência renal ou enfisema;
- portadores de doenças autoimunes (deverão levar prescrição médica);
- pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

Farmacêuticos têm direito à vacinação gratuita

De acordo com o Programa Nacional de Imunizações/Ministério da Saúde (PNI/MS), por estarem inserido em Grupo de Risco Prioritário, os Farmacêuticos, enquanto profissionais da saúde, têm acesso gratuito à vacina contra a gripe.