Acadêmicos no último período de Farmácia poderão se voluntariar no combate ao COVID-19

Diante da atual situação nacional na área da saúde, a fim de ampliar o grupo de profissionais que lutam diariamente na assistência à população contra o COVID-19, o Ministério da Saúde determinou que os estudantes do último ano do curso de Farmácia poderão estagiar em diversos estabelecimentos de saúde, integrando efetivamente o grupo de profissionais que atuam na linha de frente contra a pandemia. 

A Portaria nº 356 do Ministério da Educação foi publicada no último dia 20.03 (sexta-feira), deixando o convite para os acadêmicos interessados em realizar trabalho voluntário, sendo supervisionados por profissionais registrados no Conselho Regional e seguindo as regras que assegurem a segurança do profissional e do paciente. No fim do processo, a carga horária será utilizada para integralizar atividades nos estágios curriculares e internato e os estudantes ganharão 10% na pontuação para participarem de Programas de Residência.

Os alunos interessados que se enquadrarem nos requisitos necessários, poderão ter a oportunidade de estagiar em locais como as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), rede hospitalar, comunidades especificadas pelo Ministério da Saúde e nas Unidades Básicas de Saúde. Para a segurança de todos, os acadêmicos receberão treinamento especializado para que estejam bem preparados para enfrentar este momento de crise, seguindo o protocolo definido pelo Ministério da Saúde

Caso tenha interesse em participar, clique aqui para ter acesso à Portaria e saber mais sobre todos os detalhes do processo.