FIP atualiza orientações sobre COVID-19 para farmacêuticos

Os três documentos abrangem informações clínicas e diretrizes de tratamento; aconselhamento a equipes de farmácias e perguntas frequentes

As mais recentes orientações globais para apoiar a profissão farmacêutica no enfrentamento à pandemia de COVID-19 acabam de ser divulgadas pela Federação Farmacêutica Internacional (FIP). A orientação consiste em três documentos que abrangem informações clínicas e diretrizes de tratamento; aconselhamento a equipes de farmácias (particularmente em farmácias comunitárias, hospitais e laboratórios clínicos); e perguntas frequentes.

A orientação revisada substitui a atualização da FIP em março. Ela incorpora novas evidências relacionadas aos tratamentos para COVID-19 e transmissão de doenças (a saber, relacionadas ao ar condicionado), bem como os conselhos mais recentes sobre o uso de máscaras, e recomenda cautela quanto ao uso de testes rápidos no ponto de atendimento. Os documentos atualizados também incluem exemplos de serviços profissionais oferecidos por farmacêuticos em todo o mundo para responder à pandemia e introduzem várias alterações nas recomendações para práticas farmacêuticas à luz dos novos conhecimentos disponíveis e da evolução da pandemia. Por fim, a terceira parte atualizada das orientações inclui respostas para uma série de novas perguntas enviadas à FIP por farmacêuticos de todo o mundo.

“Os serviços da profissão farmacêutica são cada vez mais importantes para o funcionamento dos sistemas de saúde. Os farmacêuticos devem continuar a servir seus pacientes e a trabalhar com outras profissões da área de saúde da melhor maneira possível e com o conhecimento mais recente. Esta orientação atualizada da FIP os ajudará a fazê-lo ”, disse o presidente do FIP, Dominique Jordan.

FIP’s updated guidance on COVID-19 can be found as follows:
• Part 1 – Clinical information and treatment guidelines www.fip.org/file/4723
• Part 2 – Advice for pharmacy teams www.fip.org/file/4729