MS reforça prioridade para farmacêuticos na vacinação

O Ministério da Saúde (MS) emitiu ofício às Coordenações Estaduais de Imunizações na quinta-feira (11.03), complementando orientações técnicas sobre a vacinação do grupo prioritário dos trabalhadores da saúde na Campanha Nacional de Vacinação para Covid-19. A correspondência reforça que farmacêuticos e demais trabalhadores de farmácias, drogarias e laboratórios têm prioridade na imunização.

No documento, o MS inclui como prioridade acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

O órgão federal  recomenda a seguinte ordem para vacinação dos trabalhadores da saúde, de acordo com disponibilidade de doses, sendo facultado a estados e municípios a adequação à realidade local:

• Equipes de vacinação que estiverem inicialmente envolvidas na vacinação dos grupos;
• Trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos e de Residências Inclusivas (Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva para jovens e adultos com deficiência);
• Trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19; e
• Demais trabalhadores de saúde.
O ofício pode ser lido na íntegra aqui