EDUFAR leva aprendizado à Santo Antônio de Pádua, Teresópolis e Rio de Janeiro

O último dia 13.07, sábado, foi de muito aprendizado para farmacêuticos de Santo Antônio de Pádua, Teresópolis e Rio de Janeiro – locais que receberam a caminhada em favor da educação continuada promovida pelo Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro por meio do Programa EDUFAR.

Santo Antônio de Pádua

Com presença da Diretora Tesoureira do CRF/RJ, Dra. Carla Coura, e do Prof. Dr. Fábio Câmara - que ministrou o módulo “Interpretações Clínicas de Exames Laboratoriais” - os farmacêuticos de  Santo Antônio de Pádua tiveram a oportunidade de aprimorar o desempenho profissional com a aplicação de todo o conhecimento e técnicas partilhadas pelos palestrantes. Em 2019, este módulo, cujo objetivo é capacitar farmacêuticos para a correta solicitação e interpretação clínica de exames laboratoriais, a partir de correlações clínicas, diagnósticas e terapêuticas, já alcançou mais de 250 alunos em seis municípios do Rio de Janeiro.

Teresópolis

Simultaneamente, na serra carioca, Teresópolis recebeu o EDUFAR com tema “Aplicação de Injetáveis”,  ministrado pela Prof. Dra. Geysa de Matos Dutra.  A Vice-Presidente do CRF/RJ, Dra. Silvania França e o Coordenador da Seccional Baixada Fluminense e Serrana, Dr. Jonatas Meireles, estiveram presentes no dia e reiteraram a importância do estudo contínuo para melhor desenvolvimento profissional – principalmente voltado à questão prática e novos serviços farmacêuticos.

Tal importância é refletida na frequência de realização do módulo e quantidade de alunos habilitados – até o momento 450 profissionais concluíram o módulo em toda a extensão do território carioca e se dizem extremamente satisfeitos com o conteúdo repassado.

Exemplo disso foi o Dr. Pablo de Azevedo, que participou do EDUFAR em Teresópolis e elogiou a didática da ministrante. “Ela apresentou uma excelente introdução de como funciona a parte dos injetáveis, algo ainda incipiente na formação do profissional na Universidade”, afirmou ele.

Para o Coordenador Jonatas Meireles, a realização do EDUFAR em parceria com as IES, tem sido fundamental para o avanço profissional diante dos desafios enfrentados na carreira. “A diferenciação do nosso serviço e o reconhecimento da farmácia como estabelecimento de saúde, a cada dia tem se tornado uma realidade mais palpável. Ter o CRF/RJ como parceiro nessa onda de qualificação tem sido muito importante para a categoria no nosso estado”, declarou.

Rio de Janeiro

Já na capital do estado, o Centro Universitário Celso Lisboa (UCL) foi palco para o módulo de “Introdução aos Assuntos Regulatórios – Uma visão geral”, subdividido em três datas e ministrado pelo Grupo Técnico de Indústria e Assuntos Regulatórios do CRF/RJ.

As três etapas do módulo apresentaram conceitos complementares e as principais atividades desenvolvidas pelos profissionais, abordando uma visão geral e crítica do gerenciamento e impacto da área nas empresas do segmento farmacêutico. Os alunos puderam aprofundar o conhecimento em tópicos como a regularização de empresas frente aos órgãos competentes e implantação do Sistema de Gestão da Qualidade.

Encerrando tal encontro, foi a vez da Presidente do CRF/RJ, Dra. Tania Mouço, conversar com o grupo de alunos participantes, reafirmando a importância da educação continuada e agradecendo a participação de todos os colegas de profissão em nível da capital e regional.