Novo modelo de Assistência Farmacêutica no SUS é proposto pelo CRF/RJ

A série de Seminários Regionais de Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS) promovidos pelo Grupo Técnico de Assistência Farmacêutica do SUS (GTAFSUS) do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF/RJ), em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Rio de Janeiro (COSEMS/RJ), oportunizou o estreitamento de laços com 92 municípios do Rio de Janeiro - bem como culminou com a redação de Relatório oficial, que será divulgado em breve.

Conduzida entre os dois últimos anos, a série teve como objetivo central a proposição de um modelo de Assistência Farmacêutica que assegure a qualidade em vista das possibilidades financeiras e de recursos humanos na Saúde Pública fluminense. Durante os encontros, forram avaliados itens como a necessidade da Assistência Farmacêutica plena que garanta medicamentos para a população, a participação do farmacêutico em todo ciclo do medicamento e nas equipes multiprofissionais, entre outras questões.

O trabalho extensivo foi conduzido pela equipe do Grupo Técnico de Assistência Farmacêutica do SUS (GTAFSUS) do CRF/RJ - composto por Antonio Carlos Morais (Presidente), Manoel Roberto da Cruz Santos (COSEMS/RJ), Vera Lucia Luiza, Daniela Moulin Maciel de Vasconcelos, Nathália Cano Pereira, Thiago Lopes das Dores e Leandro Oliveira Paranhos -, da Diretoria do CRF/RJ; e da fiscal do CRF/RJ, Dra. Sarah Pitta que, diante do levantamento situacional das Prefeituras, atuaram de forma a oportunizar ganhos para a profissão farmacêutica.

O CRF/RJ e o COSEMS/RJ, no Relatório que foi produzido ao fim dos 10 encontros, propõem ações que aumentem a quantidade da profissionais no quadro funcional, bem como otimizem a qualidade da AF em nível municipal e regional. O documento será disponibilizado em breve no site do CRF/RJ.