Retrospectiva 2019 | CRF/RJ

O ano de 2019 foi marcado por muitos desafios, conquistas e aprendizado. A Diretoria do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro seguiu fortificando e estreitando laços, aspectos necessários para um trabalho de qualidade e que foram responsáveis por muitas vitórias para a nossa profissão.

Nós temos uma paixão em comum, somos responsáveis por uma das virtudes mais importantes da humanidade: cuidar da saúde a partir dos recursos oferecidos pela natureza, propagando mais atenção e cuidado. Nosso dever profissional vai além de prestar assistência à sociedade, pois somos a linha de frente de acesso à saúde para a população.

Juntos, acompanhamos a saúde de pacientes e podemos mudar vidas, através de um simples gesto. Além disso, nós do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro trabalhamos diariamente para garantir que nossos direitos sejam respeitados e assegurados.

Durante o ano, enfrentamos desafios de cunho político a partir da tentativa de implantação de mudanças que ditariam novas regras para a profissão. Seguimos unidos para garantir que os Projetos de Lei, Medida Provisória e Proposta de Emenda à Constituição não sejam implantados.

Conseguimos impedir a regularização do PL 443/2019 e da MP881, firmando os direitos garantidos para os profissionais farmacêuticos. No entanto, muito ainda precisa ser feito para que todas as ameaças sejam anuladas.

No âmbito educacional, seguimos realizando cursos que proporcionam mais conhecimento para os profissionais e acadêmicos, dando continuidade aos conteúdos aprendidos em sala de aula e que requerem atualização de técnicas de execução, além de programar novas temáticas que serão apresentadas em 2020.

Dentre as seis variedades, mais de 25 municípios do Rio de Janeiro receberam o EDUFAR, sendo responsável por 81% dos cursos realizados.
Simpósios, Seminários e Workshops também foram ministrados pelos Grupos Técnicos do CRF/RJ, com temáticas que transitam entre Farmácia Hospitalar, Clínica, Segurança do Paciente, entre outras.

Um dos principais pontos trabalhados pela Diretoria foi a redução de gastos, para fechar o ano com a economia significativamente positiva, reajustando a utilização de diárias da Diretoria e Jetons, a partir de deliberações aprovadas durante o ano.

As deliberações também foram responsáveis por mudanças que facilitam a regularização dos profissionais junto ao Conselho, como a isenção da taxa de inscrição para Consultórios Farmacêuticos e Unidades Públicas de Saúde e a implantação de Novas Regras para Emissão de Anotação de Atividade Profissional do Farmacêutico.

2019 foi um ano de marcos para a categoria. Trabalhamos muito para alcançar resultados que representem mudanças essenciais para melhorar o trabalho do profissional farmacêutico. Nos vemos em 2020!

Assista nossa retrospectiva: