CRF/RJ e Anvisa realizam inspeções contra comercialização ilegal de testes para diagnóstico do COVID-19

Em mais uma parceria entre o Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF/RJ) e a Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa), ontem (13.04), farmácias e drogarias foram inspecionadas no Rio de Janeiro após denúncias sobre a possível comercialização ilegal de testes para dia COVID-19.Em bairros da Zona Sul e Oeste da capital fluminense, as entidades atuaram no sentido de apurar as denúncias da prática irregular nos estabelecimentos.

Em entrevista concedida ao O Globo, a Presidente do CRF/RJ, Dra. Tania Mouço falou sobre a prática - ilegal e perigosa -, que bota em risco não só o profissional, mas também a sociedade. “Nós temos relatos de farmacêuticos que estão se recusando a fazer os testes por falta itens de segurança. Precisa de treinamento. A venda não pode ocorrer desse jeito”, afirma.

Outra questão atrelada à comercialização é o risco da distribuição de testes com eficácia não comprovada.

Até o presente momento, a comercialização ilegal ainda não foi comprovada. Contudo, seguiremos diligentes de forma a proteger a sociedade e os profissionais farmacêuticos de práticas irregulares e sem normatização nos estabelecimentos. A equipe de Fiscalização do CRF/RJ seguirá atuando também com este propósito para minimizar os possíveis riscos.

Caso você deseje denunciar algum estabelecimento irregular, envie e-mail para denuncia.fiscalizacao@crf-rj.org.br.