CRF/RJ oportuniza imunização contra COVID-19

O Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF/RJ), em parceria firmada com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro em favor da categoria farmacêutica, fez parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a COVID-19 nos últimos dias 28 e 29.01, assegurando imunização a dezenas de farmacêuticos da capital.

Oportunizando imunização aos profissionais farmacêuticos e técnicos em análises clínicas ativos e com idade superior a 60 anos, a parceria entre as entidades possibilitou um momento ímpar de cuidado ao profissional farmacêutico que, antes e durante a pandemia, tem uma trajetória pautada no cuidado decidido à sociedade.

Dra. Thereza Gomes, farmacêutica carioca de 64 anos, foi a primeira farmacêutica vacinada na sede do CRF/RJ e classificou a experiência como libertadora - adjetivo também utilizado pelo Dr. Fernando Rodrigues Cruz (CRF: 6482). “É uma alegria muito grande e liberdade aos os farmacêuticos que estiveram ativos mesmo diante dos riscos que a COVID-19 trazia”, comemorou Dr. Fernando Cruz.

A Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro, Dra. Tania Mouço, esteve presente durante os dois dias de ação e agradeceu à Secretaria de Saúde. “Poder retribuir um pouco da luta e do empenho que esses profissionais emprestaram por anos à profissão é pelo o que nós, enquanto Conselho, podemos e devemos lutar”, afirmou a Presidente.

Primeira dose não significa abrir mão dos cuidados

Vale ressaltar que, a administração da primeira dose da vacina (AstraZeneca/Oxford) não significa que os profissionais devam abandonar os cuidados: como bem lembrado pela Dra. Silvia Franco (CRF: 4365), vacinada no primeiro dia, todos os cuidados devem ser mantidos. “Não podemos esquecer do álcool em gel, máscara e, sobretudo, o distanciamento social. A pandemia não acabou”, relembrou.

A primeira etapa foi dedicada aos profissionais farmacêuticos ativos com idade superior a 60 anos. A Campanha Nacional de Vacinação é de responsabilidade do Governo e os calendários de imunização das outras faixas, municípios e da segunda dose serão divulgados posteriormente.

Projeto de Educação Continuada do CRF/RJ abordou imunização em 2019

A farmacêutica Elisangela Ferreira, voluntária da Secretária Municipal de Saúde, foi responsável pela vacinação dos profissionais. Com ampla experiência em imunização, ministrou o módulo “Atribuições do Farmacêutico na Farmácia: Serviço de Vacinação" do Programa EDUFAR, no ano de 2019.

“Durante os 10 meses em que lutamos para o controle da COVID-19, dividi com colegas de profissão a apreensão no trabalho diário. Atender pacientes e trabalhar em locais onde há pacientes potencialmente doentes, era uma realidade. Quando houve a possibilidade de contribuir com a profissão ajudando a imunizar meus colegas, agarrei”, conta Elisângela.

O módulo do projeto de Educação Continuada do CRF/RJ foi pioneiro no Brasil ao abordar a importância da vacinação sob uma perspectiva teórico-prática. “Desde 2019, eu era docente do Curso de Vacinação do EDUFAR práticas. Ensinava a aplicar, cuidar, fazer a triagem. Sentia gratidão em ajudar a outros farmacêuticos em avançar no cuidado.  Afinal, fomos criados para ser tecnicistas; mas hoje, cada vez mais, devemos ser humanos e cuidar. Somos os profissionais do cuidado”, concluiu.