CRF/RJ fiscaliza farmácias em São Pedro da Aldeia

O CRF/RJ, em conjunto com o Procon e a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), realizou na quarta-feira (28.04) fiscalização em farmácias de São Pedro da Aldeia, município da Região dos Lagos fluminense.

Ao todo, 20 estabelecimentos foram alvo da operação e 10 receberam notificações, por irregularidades como ausência de farmacêutico responsável, venda de substâncias proibidas (anabolizantes - não autorizados pela Anvisa) e dispensa sem prescrição médica, inclusive de psicoativos.

Outras irregularidades foram flagradas durante a fiscalização nas drogarias, como temperatura irregular da geladeira de medicamentos e da loja, materiais perfuro-cortantes sem local para descarte e estabelecimentos sujos.

Todos os estabelecimentos autuados tem prazo de 15 dias para apresentar a defesa. O processo segue os trâmites administrativos dos respectivos órgãos e, além de multa como penalidade, pode acarretar em suspensão do alvará para exercício da atividade comercial.

Fiscalização

O CRF/RJ reitera sua missão de órgão fiscalizador dos estabelecimentos farmacêuticos, assegurando o bem da sociedade, inclusive para garantir a presença do profissional farmacêutico;