CRF/RJ e Vigilância Sanitária promovem encontro em Campos

Na última quinta-feira (27.05), o CRF/RJ e a Vigilância Sanitária de Campos dos Goytacazes participaram de encontro na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) local. Na pauta, temas como o licenciamento sanitário na área farmacêutica, em palestra proferida pelo Dr. Francisco Martins (coordenador do setor de Farmácia da Vigilância Sanitária municipal).

O CRF/RJ apresentou as principais alterações trazidas pela Resolução CFF nº 700/21, publicada em fevereiro, com efeitos a partir de maio, para regulamentar o procedimento de fiscalização dos Conselhos Regionais de Farmácia.

Analisando dados comparativos entre os anos de 2019 e 2020 para o município do Norte Fluminense, é possível verificar que o número de novas inscrições de farmacêuticos diminuiu 29% no período. As sindicâncias para apurar denúncias, no entanto, registraram aumento de 314% no mesmo intervalo. 

O cenário pandêmico provavelmente também levou ao fechamento de firmas do ramo farmacêutico: foram 16 em 2019 e 113 em 2020, o que representa uma elevação de 606% no indicador. 

A cidade possui no total 519 estabelecimentos farmacêuticos, sendo 386 farmácias e drogarias comerciais. Destas, 129 estão cadastradas junto ao CRF/RJ com horário de funcionamento até 18h.  

O evento contou ainda com apoio da Prefeitura de Campos, do Ministério Público e do Procon.