Definido aumento do piso salarial dos farmacêuticos do Município do Rio de Janeiro

Atuação do CRF/RJ foi fundamental na promoção da negociação entre os sindicatos e conquista do reajuste do piso salarial dos farmacêuticos que estavam 4 anos sem aumento.

O CRF/RJ informar aos farmacêuticos que foi definido em audiência do MPT o reajuste do piso salarial da categoria para R$ 3.700,00, após um período de quatro anos sem aumento.

A jornada rumo a essa vitória teve início em 7 de outubro de 2022, quando o CRF/RJ notificou o Ministério Público do Trabalho (MPT) para que este intimasse e mediasse as negociações entre o Sinfaerj e Sincofarma, visando ao reajuste do piso salarial. Em 30 de janeiro de 2023, o MPT acatou a solicitação e intimou os sindicatos para negociarem o reajuste, agendando uma audiência entre as partes.

A partir de então, o CRF/RJ iniciou uma campanha de conscientização sobre a importância do reajuste do piso e compareceu às audiências do MPT para pressionar e clamar por propostas e negociações que levassem a um acordo. A primeira audiência ocorreu em 16 de fevereiro, na qual a diretoria do CRF/RJ demonstrou sua preocupação com a defasagem salarial do piso dos farmacêuticos e clamou pelo seu aumento.

Em 24 de fevereiro, o CRF/RJ iniciou uma campanha massiva para que os farmacêuticos participassem da assembleia do Sinfaerj para discussão e deliberação das propostas de reajuste do piso. Essa campanha contribuiu para que a assembleia do Sinfaerj tivesse um número expressivo e histórico de participantes.

Ao longo de abril , ocorreram mais duas audiências do MPT, nas quais o CRF/RJ manteve-se firme em seu posicionamento de que era necessário chegar a um acordo e conceder aumento aos farmacêuticos. Por fim, em 3 de maio, ocorreu a quarta e última audiência do MPT, que definiu o reajuste do piso salarial dos farmacêuticos do Rio de Janeiro para R$ 3.700,00, além de um percentual compatível com a variação do INPC do período (7,19%) para quem ganha acima desse valor. Foi estabelecido também que os retroativos poderão ser pagos em até 5 vezes.

O CRF/RJ parabeniza todos os farmacêuticos pela conquista desse importante reajuste salarial e reforça seu compromisso em continuar lutando pela valorização profissional da categoria.