WhatsApp_Image_2024-12-03_at_12.14.58.jpeg

 

Na tarde de ontem (02/12), o Presidente do CRF/RJ, Dr. Camilo Carvalho, e o Superintendente do CRF/RJ, Dr. Marcos Alves, participaram na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), da audiência pública da Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social sobre o tema “Na Saúde Todos Importam”, campanha dos Conselhos de saúde, na qual o CRF/RJ participa, que tenta acabar com as assimetrias, discriminação e desigualdades nas condições de trabalho entre todos os profissionais de saúde em unidades públicas e privadas.

 

Na ocasião, o colegiado foi presidido pela deputada Dani Balbi e contou com a presença dos representantes dos Conselhos de Fisioterapia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Nutrição, Biologia, Psicologia, além de outras categorias profissionais de área de saúde, representantes do MPRJ, MTE, entre outros.

 

Os casos de discriminação são variados: desde obrigar algumas categorias profissionais a entrarem pela porta de serviço, enquanto outros não têm essa necessidade; ao uso de elevadores de serviço, enquanto outros usam o elevador social; até mesmo a impossibilidade de recebimento local de refeição por aplicativo, enquanto outros têm autorização; a diferença entre os locais destinado ao descanso para os profissionais em plantão de serviço, a depender da categoria; liberação de vagas em estacionamento local para alguns, enquanto outros estão impedidos de estacionar ou só são liberados mediante pagamento; entre outras atitudes discriminatórias.

 

A Campanha “Na Saúde Todos Importam” reforça o compromisso e a importância com a qualidade e a equidade no ambiente de trabalho dos profissionais de saúde.