Veja o vídeo postado no Instagram do CRF/RJ: https://www.instagram.com/reel/DF6CA_YSpgg/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
O CRF/RJ vem, por meio desta, manifestar sua extrema preocupação diante das denúncias recebidas de farmacêuticos sobre a atual situação do Sinfaerj. Primeiramente, cabe esclarecer que o CRF/RJ tomará todas as medidas legais cabíveis, acionando as instâncias competentes, inclusive judicialmente, se necessário, para garantir que os direitos da categoria sejam respeitados e que a situação atual seja resolvida de forma adequada e justa.
Em relação às denúncias, que incluem a estagnação salarial desde 2019, a ausência de assistência jurídica, a falta de transparência administrativa, a não prestação de contas, a recusa em aceitar propostas de apoio para melhorar o funcionamento do sindicato, e também sobre reclamações de filiados sobre a ausência de convocações das assembleias, o CRF/RJ reitera seu compromisso com a defesa dos interesses dos farmacêuticos e da qualidade da assistência à população.
Diante da gravidade da situação e da urgência em buscar soluções, o CRF/RJ enviou um ofício solicitando auxílio da FENAFAR.
Embora as questões relativas ao piso salarial não sejam de competência do Conselho, o CRF/RJ tem se empenhado ativamente em cobrar providências das entidades responsáveis, pois entende que a defasagem salarial afeta diretamente a qualidade de vida dos profissionais e, por consequência, compromete a saúde pública.
Além disso, considerando a gravidade das acusações, o CRF/RJ não hesitará em buscar todas as alternativas legais e administrativas disponíveis, para garantir que as medidas corretivas sejam tomadas com urgência. O Conselho, em sua função de fiscalização e defesa da profissão, reforça que irá acompanhar de perto a situação, sempre atuando de acordo com a legislação vigente e os princípios éticos que norteiam sua atuação.
O Conselho reforça seu compromisso com a luta pela justiça e pelo respeito aos direitos dos farmacêuticos, buscando soluções que garantam a efetivação de um reajuste salarial digno e que melhorem as condições de trabalho dos profissionais da saúde.