Mesa Redonda "Covid-19: experiências e desafios emergentes no desenvolvimento e validação de testes moleculares e sorológicos”

No próximo dia 04.08 (terça-feira) às 14h, será realizada uma Mesa Redonda sobre “Covid-19: experiências e desafios emergentes no desenvolvimento e validação de testes moleculares e sorológicos”.

O evento evento online gratuito e com certificado de participação, por meio da Faculdade de Ciências Farmacêuticas em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), será realizado por M.Sc. Ramon Alves e o Prof. Dr. Rudy Bonfilio, tendo como público-alvo profissionais da áreas biológicas e da saúde (farmácia), que exerçam atividade em laboratórios relacionadas ao diagnóstico da Covid-19, bem como alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e áreas afins.

Confira abaixo uma apresentação da temática: 

A partir do surgimento e do crescente agravamento da pandemia de Covid-19, vários testes, com diferentes técnicas, foram descritos como ferramenta de grande aplicabilidade para o auxílio do seu diagnóstico e formulação de políticas para monitoramento do novo coronavírus. Sendo assim, o desenvolvimento de novas formas de testagem tem sido objeto de diversas pesquisas. Entretanto, alguns kits comerciais rápidos podem apresentar parâmetros de desempenho não apropriados e incompletos. Dessa forma, a validação de métodos é considerada uma etapa crucial para a garantia da qualidade das análises químicas, pois assegura a confiabilidade e adequabilidade para um propósito de uso. Diante deste cenário, o evento terá a participação de especialistas brasileiros de áreas distintas, que discutirão novidades e suas experiências nesta temática, incluindo detalhes sobre o desenvolvimento de métodos e os processos de validação de métodos qualitativos, bem como nas atividades no programa de monitoramento da qualidade dos testes rápidos.

Ao final das apresentações, uma rodada de perguntas do público será realizada para esclarecer dúvidas da audiência.

As inscrições poderão ser realizadas por meio do link:  https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/caex/inscricoes/