ICB-USP promove nova edição de curso de Psicofarmacologia Clínica

A medicalização exagerada ou equivocada, aliada à influência exacerbada da indústria farmacêutica na atuação médica, são alguns dos principais desafios da psiquiatria na atualidade. Para introduzir o tema para médicos, psicólogos, farmacêuticos  e estudantes sobre o assunto, o Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) irá promover uma nova edição do curso de extensão “Introdução à Psicofarmacologia Clínica”, que será realizado a distância entre os dias 25 de abril e 13 de junho. 

Elaborado e ministrado por Moacyr Luiz Aizenstein, professor graduado em Farmácia e Bioquímica com doutorado em Fisiologia pela USP e pós-doutorado em Psicofarmacologia pela Universidade da Califórnia (UCSD),  o curso aborda essas questões em conjunto com os mecanismos relacionados ao uso destes medicamentos  e os resultados de sua utilizaçãoSerão abordadas, as funções fisiopatológicas e bioquímicas relacionadas aos distúrbios psiquiátricos e aos fármacos utilizados.

“A sobreutilização de medicamentos psiquiátricos traz consequências ao paciente, muitas vezes de dependência. Além disso, muitas vezes, não há uma patologia, mas sim sintomas que refletem um momento específico do indivíduo ou até mesmo uma reação à medicação que não foi empregada corretamente”, afirma Aizenstein.

O curso tem 24 horas/aula e é dividido em oito módulos: Introdução à Farmacologia do Sistema Nervoso Central (25/04); A comunicação no Sistema Nervoso Central (02/05); Fatores e mecanismos moleculares relacionados à ocorrência de tolerância e dependência aos fármacos (09/05); Etilismo: Dependência e tratamento (16/05); Farmacologia dos sedativos e hipnóticos (23/05); Tratamento farmacológico da depressão e dos transtornos de ansiedade (30/05); Tratamento farmacológico das psicoses (06/06) e Fármacos psicoestimulantes: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (13/06). 

As inscrições podem ser feitas até 10 de abril por meio deste formulário e o valor é de R$ 120,00. Além das aulas teóricas, serão realizados exercícios e um fórum de debates. As aulas serão gravadas e podem ser acessadas a qualquer momento durante o curso. Serão fornecidos certificados aos alunos que obtiverem aproveitamento em 70% dos exercícios e participação em 85% das aulas.

Serviço

Curso “Introdução à Psicofarmacologia Clínica” 

Inscrições: até 10/04/2022 neste link

Realização: 25/04 a 13/06/2022

Contato: aizenst@icb.usp.br

fonte: Agência Acadêmica de Comunicação