Nota de repúdio à Agemed

O CRF-RJ repudia com veemência as informações divulgadas no material da Agemed planos de saúde, que cita como um dos benefícios de seu serviço de “Médico Online” o seguinte item: “evita as orientações do farmacêutico”.

Além de um desrespeito ao profissional farmacêutico, esta é uma informação totalmente descabida e antiética. Por isso, o CRF-RJ exige que a empresa recolha, o mais rápido possível, o material distribuído e divulgue de forma ampla e pública uma retratação, ressaltando com seriedade e responsabilidade a importância dos pacientes buscarem as orientações do farmacêutico.

O farmacêutico é o profissional de saúde mais acessível à população e, por suas competências, é o mais preparado para orientar sobre o uso correto do medicamento, seus efeitos colaterais, as possíveis interações com outros medicamentos e/ou alimentos etc. Além disso, o farmacêutico é plenamente capaz e responsável para encaminhar adequadamente quem o procure, quando a complexidade da patologia impuser solução que ultrapasse o âmbito de sua competência funcional.

Tendo em vista a total ignorância sobre as responsabilidades e competências desse profissional, tão fundamental para os cuidados que envolvem a saúde da população, sugerimos a todos os farmacêuticos brasileiros, bem como seus familiares e amigos a não adquirirem produtos desta empresa.