Carta pela vida dos teresopolitanos

O Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF/RJ), órgão representativo da categoria de farmacêuticos, cumprindo seu papel e atuando em parceria com a Prefeitura de Teresópolis, vem a público, apoiar ações que buscam reduzir o impacto da Covid-19, salvando vidas.

Os números de casos, internações e óbitos por Covid-19 continua a crescer no Brasil, no Estado do Rio de Janeiro e em Teresópolis. A transmissão da doença retornou com força. O total de novos casos de coronavírus registrado no mês já é seis vezes maior do que em comparação à soma dos três primeiros meses da pandemia. O número de mortes é 60% superior ao total de vítimas fatais entre março e maio de 2021.

Com o intuito de conter a disseminação do vírus e, por consequência, o número de internações e óbitos, a Prefeitura de Teresópolis vem indicando medidas de reforço de distanciamento social na cidade. Esta é mais uma ação que busca reduzir a circulação do vírus e controlar a pandemia.

O CRF/RJ reforça a importância da manutenção das medidas de proteção, como: uso de máscaras; respeito ao distanciamento social; lavagem constante das mãos com água e sabão; uso de álcool gel e que todos evitem aglomerações.

É fundamental que essas medidas sejam adotadas por todos, sem exceção, em um esforço coletivo para salvar vidas.

Boa parte das pessoas que transmitem o coronavírus é assintomática, por isso festas, encontros sociais e aglomerações devem ser evitados neste momento. A ação consciente de todos neste período do ano é parte vital na contenção da propagação do vírus.

A situação atual exige que redobremos os esforços em favor do bem coletivo.

A vacina caminha lentamente, mas está chegando aos grupos de maior risco e prioritários. Porém, continua exigindo que todos nós, continuemos a seguir as regras de prevenção da Covid-19.

A Prefeitura de Teresópolis, através do Decreto 5.485, de 19 de março de 2021, adotou novas medidas de enfrentamento da emergência de Saúde Pública de Importância Internacional decorrente do SARS COV-2 (Coronavírus), o qual apoiamos e defendemos, com o sentido de redução da transmissão da Covid-19 na cidade.

Essas medidas são imprescindíveis para deter a Covid-19. Porém, é preciso, também, que a população e os órgãos representativos da sociedade, de modo geral, apoiem a iniciativa da gestão municipal.

Mais do que nunca é preciso do envolvimento e solidariedade de todos.