Nota de Pesar

É com o mais absoluto pesar que o Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro comunica o falecimento do Dr. Mário Teixeira Antonio, que, dentre a histórica atuação pela valorização profissional dos farmacêuticos, foi Vice-Presidente do CRF/RJ e Presidente da Associação Brasileira de Farmacêuticos.

Graduado pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade Federal Fluminense em 1967, foi titular da Academia Brasileira de Farmácia Militar e exerceu as mais diversas funções possíveis para um profissional farmacêutico, em diferentes órgãos e instituições do sistema público de atendimento à saúde.

O profissional teve o primeiro emprego na farmácia ambulatorial do Posto de Atendimento Médico (PAM) São Francisco Xavier - os PAMs atendiam os segurados do INPS, antes da criação do SUS e da universalização da saúde pública -  e passou também por farmácias hospitalares civis e militares, atuando com administração hospitalar e farmacêutica.

Diante da vasta experiência, coordenou  a produção da Central de Medicamentos (CEME) do Ministério da Saúde e assessorou o Programa Nacional de Controle de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, onde encerrou sua carreira profissional.

Além de agradecer pelo compromisso assumido e cumprido com a profissão farmacêutica e à frente do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro em um período decisivo para a construção e fortalecimento da profissão no país, a Diretoria e o Plenário do CRF/RJ prestam condolências aos familiares e amigos enlutados pela perda.