Nota de Repúdio a respeito das declarações proferidas pela médica e Secretária Municipal da Saúde de Aracaju

O CRF/RJ vem a público manifestar seu veemente repúdio às recentes declarações proferidas pela médica e Secretária Municipal da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza. A fala da Secretária não apenas é equivocada, mas também desrespeitosa para com a categoria farmacêutica.

É lamentável e preocupante que uma autoridade em saúde tenha menosprezado a importância da orientação ao paciente sobre o uso correto dos medicamentos, afirmando que a dispensação se resume a um simples ato de entrega. A afirmação de que "quem orienta sobre o remédio é o médico, o enfermeiro e o dentista" revela um profundo desconhecimento sobre a atuação do farmacêutico, que possui expertise na área de medicamentos e é essencial para garantir o uso seguro, eficaz e adequado dos mesmos. A dispensação de medicamentos é um serviço de saúde que vai além da mera entrega de um produto.

Ressaltamos a necessidade de valorização e reconhecimento da profissão farmacêutica. A saúde exige uma abordagem interdisciplinar, na qual o farmacêutico desempenha um papel central na promoção do uso seguro e racional dos medicamentos.

Diante disso, o CRF/RJ solidariza-se com os farmacêuticos de Aracaju e de todo o Brasil, que desempenham um trabalho essencial na assistência à saúde da população. Repudiamos veementemente as falas da Secretária Municipal da Saúde de Aracaju, que evidenciam um desconhecimento alarmante sobre a importância e o papel do farmacêutico no cuidado integral ao paciente.

Continuaremos a trabalhar incansavelmente para garantir a valorização e o respeito devido aos farmacêuticos e para que a sociedade reconheça sua importância na promoção da saúde e no cuidado com os pacientes.