para_as_eleições_6.png

📄 NOTA DE REPÚDIO: CRF/RJ se manifesta a respeito de receita com frase equivocada e desrespeitosa sobre os farmacêuticos

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF/RJ) vem a público manifestar seu veemente repúdio em relação a uma receita médica que circula na internet, contendo uma instrução que desconsidera a importância do trabalho dos farmacêuticos na orientação aos pacientes.

Na referida receita, consta a frase: "não autorizo a troca desta medicação. Em caso de não haver na farmácia, retorne ao médico. Nunca se oriente com farmacêutico, eles não são médicos." Esta afirmação é não apenas equivocada, mas também prejudicial à saúde pública.

É importante destacar que os farmacêuticos desempenham um papel fundamental na orientação adequada sobre medicamentos, interações, posologia e demais informações relevantes para o uso seguro e eficaz dos mesmos. A orientação farmacêutica é uma prática consolidada e essencial para a promoção da saúde e prevenção de problemas relacionados à medicação.

Repudiamos veementemente a ideia de desencorajar a orientação farmacêutica, uma vez que esta vai de encontro aos princípios éticos da saúde, à valorização da equipe multidisciplinar e ao compromisso com o bem-estar dos pacientes.

Ressaltamos a importância de uma abordagem colaborativa entre profissionais da saúde, baseada no respeito mútuo e na compreensão do papel complementar de cada um. Destacamos a importância de reconhecer e valorizar os farmacêuticos.

Diante do exposto, o CRF/RJ informa que tomará as devidas providências, incluindo a notificação ao Conselho Federal de Medicina (CFM), a fim de que medidas cabíveis sejam adotadas para resguardar a integridade da assistência à saúde e a boa prática profissional.

Reafirmamos nosso compromisso com a saúde pública e com a atuação ética e responsável de todos os profissionais envolvidos no cuidado aos pacientes.