[ADIADO] Curso de Atenção Farmacêutica em Foco: Anti-hipertensivos e Hipoglicemiantes em Nova Iguaçu

Objetivo:
O aluno deve entender como funcionam os hipoglicemiantes e anti-hipertensivos mais utilizados na prática clínica, quais as implicações clínicas da utilização destes agentes e identificar as principais interações farmacológicas que envolvem tais medicamentos, de maneira individual ou geral. Deve compreender a importância do profissional farmacêutico na dispensação destes medicamentos e, principalmente, na atenção farmacêutica ao paciente.

Metodologia:
O curso será desenvolvido através de aula teórica com duração de 8 horas (um sábado).

Conteúdo Programático:
Principais distúrbios cardiovasculares suscetíveis a terapia farmacológica; Fármacos utilizados no tratamento da hipertensão, insuficiência cardíaca e arritmias; vasodilatadores, inibidores da ECA, bloqueadores dos receptores de angiotensina II, bloqueadores dos canais de Cálcio, betabloqueadores e diuréticos.Diabetes; fisiopatologia e acompanhamento laboratorial, farmacologia da insulina e hipoglicemiantes orais.

Ministrante: Dra. Tatiane da Fonseca Gaban
Mestre em Farmacologia e Terapêutica Experimental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professora Assistente e coordenadora da disciplina de Farmacologia Clínica e de Atividades Acadêmicas Complementares do curso de Farmácia na Universidade Iguaçu. Tem experiência na área de Farmacologia Clínica e Farmacoterapêutica, Farmacologia Molecular e Bioquímica e Toxicologia.

Dia da aula: a definir
Horário: 8h00 às 17h00
Local da aula: UNIG Campus I Nova Iguaçu - Av. Abílio Augusto Távora, nº 2134, Redenção, Nova Iguaçu/RJ

Curso Gratuito.

Contrapartida Social: Doar um pacote de fralda geriátrica ou uma lata de leite em pó ou um pacote de 1 kg de ração para cães – entregar impreterivelmente no dia de aula do curso.

Atenção!

• Vagas Limitadas - As inscrições solicitadas serão confirmadas respeitando a ordem de recebimento das solicitações e o número de vagas disponíveis. As inscrições via e-mail encerrarão conforme disponibilidade de vagas.
• Ausências não justificadas - Perde-se o direito de participar de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRF-RJ no ano de 2015.
• Certificado - Será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso.

Informações: (21) 99930-938 / 3872-9213 (9 às 18h, dias úteis) e qualipharma@crf-rj.org.br

Realização: CRF-RJ

Apoio: UNIG