Curso de Farmacologia e Toxicologia de Drogas Vegetais e Medicamentos Fitoterápicos 1 no Rio de Janeiro

Objetivo:
1. Atualizar o profissional farmacêutico na legislação sobre drogas vegetais e medicamentos fitoterápicos.
2. Apresentar ao farmacêutico a farmacologia e toxicologia de algumas drogas vegetais e medicamentos fitoterápicos.
3. Auxiliar o farmacêutico na prescrição e atenção farmacêutica de drogas vegetais e medicamentos fitoterápicos.

Metodologia:
Definição de planta medicinal, droga vegetal, derivado de droga vegetal, medicamento fitoterápico e fitoterapia. Estudos pré-clínicos e clínicos de drogas vegetais e medicamentos fitoterápicos. Drogas vegetais e fitoterápicos de importância farmacêutica.

Conteúdo Programático:

Unidade 1 – Caracterização e legislação de drogas vegetais e medicamentos fitoterápicos e fitoterapia.
· Caracterização de planta medicinal, droga vegetal, derivado de droga vegetal, matéria prima vegetal e medicamento fitoterápico.
· Legislação atual de drogas vegetais RDC 010/10 (notificação de drogas vegetais) e RDC 026/14 (registro de medicamentos fitoterápicos).
· Fitoterapia e a política e programa nacional de plantas medicinais e fitoterápicos (PNPMF).

Unidade 2 – Farmacologia e toxicologia de drogas vegetais e medicamentos fitoterápicos.
· Ginkgo (Ginkgo biloba L.)
· Cimicifuga (Cimicifuga racemosa (L.) Nutt)
· Tribulus (Tribulus terrestris L.)
· Arnica (Arnica Montana L.)
· Valeriana (Valeriana officinalis L.)
· Lúpulo (Humulus lupulus L.)
· Guaco (Mikania glomerata Spreng.)
· Espinheira Santa (Maytenus ilicifolia (Schrad.) Planch.)
Ministrante: Dr. Eduardo Nunes da Fonseca
Possui graduação em Farmacia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Farmacêutico atuando em pesquisa no departamento de Biologia Vegetal da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Química de Produtos Naturais e Farmacologia.

Dia da aula: 11 de junho de 2016 (sábado)
Horário: 9:00 h às 18:00 h
Local da aula: UCL Centro Universitário Celso Lisboa - R. Vinte e Quatro de Maio, 797, Engenho Novo, Rio de Janeiro/ RJ.

Requisito para inscrição: ser Farmacêutico regularmente inscrito no CRF-RJ.

Atenção!

Vagas Limitadas- As inscrições solicitadas serão confirmadas respeitando a ordem de recebimento das solicitações e o número de vagas disponíveis. As inscrições via e-mail encerrarão conforme disponibilidade de vagas.
Ausências não justificadas- Perde-se o direito de participar de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRF-RJ no ano de 2016.
Certificado -Será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso. O certificado será enviado em até 10 dias após o curso.

Curso Gratuito.
Contrapartida Social: Doar um pacote de fralda geriátrica ou uma lata de leite em pó ou um pacote de 1 kg de ração para cães – entregar impreterivelmente no dia de aula do curso.

Certificado: será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso. O certificado será enviado em até 10 dias após o curso.

Informações: (21) 3872-9213 (9 às 18h, dias úteis) e qualipharma@crf-rj.org.br

Realização: CRF-RJ / Sede