Curso Legislação Farmacêutica Aplicada à Prática Diária da Dispensação de Medicamentos na Drogaria no Rio de Janeiro

Objetivo:
Discutir as principais normas legais estruturantes do exercício farmacêutico nas Drogarias e Farmácias, com ênfase na dispensação orientada e supervisão farmacêutica.

Metodologia:
A apresentação contará com aula expositiva e atividade dinâmica apoiada em situação-problema que reproduza situações de realidade.

Conteúdo Programático:
I. Aspectos conceituais e históricos:
A evolução histórica da deontologia no Brasil
Aspectos Éticos e Código de Ética Farmacêutica numa abordagem da Assistência Farmacêutica
As Instituições estruturantes da profissão Farmacêutica: CFF, CRF, ANVISA, VISA e Sindicatos
II. A Legislação
Legislação Federal: Lei 3820/60, Lei 5991/73, Lei 13021/14, Lei 6360/76, lei 6437/77, Portaria 344/98
Resoluções ANVISA: RDC 44/ 09, RDC 67/07 (nos aspectos relacionados a dispensação do medicamento), RDC 20.
Finalização da apresentação das normas iniciadas no período da manhã, e discussão de uma situação problema relacionada à casos reais (case) e/ou estudo de casos relacionados à pratica da Assistência Farmacêutica.

Ministrante: Prof.ªCarmelinda Affonso
Farmacêutica formada (UFF, 1983)
Especialização em Homeopatia (Instituto François Lamassom, 1992)
Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social (ENSP/FIOCRUZ, 2008)
Mestrado em Saúde da criança e do Adolescente (UFF, 2007)
Doutorado em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ, 2013)
Editora-chefe da Revista Brasileira de Farmácia (www.rbfarma.org.b/)

Dia da aula: 16 de julho de 2016 (sábado)
Horário: 9h00 as 18h00
Local da aula: UCL Centro Universitário Celso Lisboa - R. Vinte e Quatro de Maio, 797, Engenho Novo, Rio de Janeiro/ RJ.

Requisito para inscrição: ser Farmacêutico regularmente inscrito no CRF-RJ.

Curso Gratuito. Solicitamos doação de um pacote de fralda geriátrica ou uma lata de leite em pó ou um pacote de 1 kg de ração para cães – entregar no dia da aula do curso.

Informações: (21) 3872-9213 (9 às 18h, dias úteis) e qualipharma@crf-rj.org.br
(para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o e-mail qualipharma@crf-rj.org.br ao seu catálogo de endereços)

Realização: CRF-RJ / Sede

Apoio: UCL Centro Universitário Celso Lisboa www.celsolisboa.edu.br

Atenção!

Vagas Limitadas- As inscrições solicitadas serão confirmadas respeitando a ordem de recebimento das solicitações e o número de vagas disponíveis. As inscrições via e-mail encerrarão conforme disponibilidade de vagas.
Ausências não justificadas- Perde-se o direito de participar de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRF-RJ no ano de 2016.
Certificado -Será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso. O certificado será enviado em até 10 dias após o curso.