[CANCELADO] Controle de Qualidade na Manipulação de Medicamentos em Itaperuna

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro convida os Farmacêuticos para participarem do Curso QUALIPHARMA de Controle de Qualidade na Manipulação de Medicamentos em Itaperuna - RJ.

Objetivo:
Destacar os conceitos fundamentais necessários para desenvolver um sistema de controle de qualidade; apresentar e discutir os quesitos necessários para a correta realização de procedimentos de análise e controle de qualidade de matérias-primas, insumos farmacêuticos e produtos acabados.

Metodologia:
O curso será desenvolvido através de aula teórica, com duração de 8 horas. Durante a aula serão discutidos diversos conhecimentos sobre monitoramento de processo magistral, fórmulas e controle de qualidade de matéria-prima.

Conteúdo Programático:
Legislações aplicadas na manipulação magistral; Definições básicas legais; Recursos humanos e organização; Atribuições do farmacêutico magistral e da gerência superior; Infraestrutura física da farmácia; Materiais, equipamentos (calibração e verificação) e utensílios básicos; Qualificação de fornecedores; Controle de qualidade de matérias-primas e fitoterápicas (aquisição, ensaios e armazenamento); Controle de qualidade de embalagens (aquisição, ensaios e armazenamento); Monitoramento do processo magistral; Controle de qualidade dos medicamentos manipulados; Rotulagem e embalagem do produto manipulado; Conservação e transporte do produto manipulado; Dispensação do produto manipulado; Garantia de qualidade; Roteiro de inspeção para farmácia.

Ministrante: Dra. Maria Letice Couto de Almeida
Graduada em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (1983). Mestre em Sistema da Gestão da Qualidade pela UFF-RJ. Experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia Magistral. Foi professora da Universidade Gama Filho/RJ entre 2012 a 2014. Auditora Líder de Sistemas de Gestão da Qualidade NBR ISO 9001:2008 e Consultora para o seguimento farmacêutico (indústria e farmácia). Professora, coordenadora e diretora de curso da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF). Auditou pela empresa World Wide Consultoria S/S Ltda para o segmento magistral. Atuou como Gestora, Proprietária e Responsável Técnica pelas Empresas Arte e Vida Farmácia de manipulação Ltda, no período de 1998 a 2009.

Dia da aula: 26 de novembro de 2016 (sábado)
Horário: 9:00 h às 18:00 h
Local da aula: UNIG Campus V Itaperuna - BR 356, Km 02, s/nº, bairro Cidade Nova, Itaperuna/RJ.

Requisito para inscrição: ser Farmacêutico regularmente inscrito no CRF-RJ.

Curso Gratuito. Solicitamos doação de um pacote de fralda geriátrica ou uma lata de leite em pó ou um pacote de 1 kg de ração para cães – entregar no dia da aula do curso.

Certificado: será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso. O certificado será enviado em até 10 dias após o curso.

Ausências não justificadas: perde-se o direito de participar de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRF-RJ no ano de 2016.

Informações: (21) 3872-9213 (9 às 18h, dias úteis) e qualipharma@crf-rj.org.br

Realização: CRF-RJ / Sede