(Inscrições Encerradas) Curso Farmacologia dos antidepressivos em Campos dos Goytacazes

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro convida os Farmacêuticos para participarem do Curso Farmacologia dos antidepressivos em Campos dos Goytacazes.

Objetivo:
Expor os mecanismos fisiopatológicos envolvidos nos distúrbios afetivos e transtornos de humor, com enfoque no conhecimento moderno; Apresentar e discutir a farmacologia dos antidepressivos, evidenciando os mecanismos de ação e as peculiaridades; Expor as implicações clínicas do tratamento com antidepressivos, abordando aspectos como eficácia, riscos e interações medicamentosas; Apresentar e discutir as indicações clínicas dos antidepressivos. Apresentar e discutir as novas abordagens e tendências terapêuticas para o tratamento dos distúrbios depressivos. Capacitar o profissional farmacêutico para o exercício adequado da atenção farmacêutica.

Metodologia:
O curso será desenvolvido através de aula teórica, com duração de 8 horas (um sábado).

Conteúdo Programático:
Patofisiologia dos distúrbios afetivos e transtornos de humor. Classificação dos diferentes tipos de distúrbios afetivos e transtornos de humor. Farmacologia dos antidepressivos. Principais interações medicamentosas e suas implicações. Relação Risco X Benefício. Esquemas terapêuticos. Novas abordagens terapêuticas para o tratamento dos distúrbios depressivos. Novas tendências terapêuticas e desafios para a indústria farmacêutica no desenvolvimento de novos antidepressivos.

Ministrante: Dr. Cleverton Kleiton Freitas de Lima
Farmacêutico, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Mestre em Farmacologia e Química Medicinal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Doutor em Farmacologia e Química Medicinal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013).

Experiências profissionais: Desenvolveu seus trabalhos de mestrado e doutorado buscando o desenvolvimento de novos analgésicos para o tratamento da dor neuropática e da artrite reumatóide. Realizou estágio no Childrens Hospital Boston, da Harvard Medical School, investigando o papel de alterações no sistema nervoso periférico no desenvolvimento de desordens dolorosas. Atualmente é professor substituto de farmacologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE).

Curso Farmacologia dos antidepressivos
Dia do curso: 20 de maio de 2017 (sábado)
Horário: 8h00 às 17h00
Local: HEAA/Hospital Escola Álvaro Alvim – Rua Barão da Lagoa Dourada, nº 409. Campos dos Goytacazes – RJ.

Requisito para inscrição: ser Farmacêutico regularmente inscrito no CRF-RJ.

Vagas Limitadas: as inscrições solicitadas serão confirmadas respeitando a ordem de recebimento das solicitações e o número de vagas disponíveis.

Curso Gratuito: solicitamos doação de um pacote de fralda (geriátrica ou infantil) ou uma lata de leite em pó ou um pacote de 1 kg de ração para cães – entregar no dia do curso.

Certificado: será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso (assinatura em 2 listas de presença: manhã e tarde). O certificado será enviado em até 10 dias uteis após o curso.

Ausências não justificadas: perde-se o direito de participar de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRF-RJ no ano de 2017.

Informações: (21) 3872-9213 (9 às 18h, dias úteis) e qualipharma@crf-rj.org.br

Realização: CRF-RJ /Seccional CRF-RJ da Região Norte Fluminense
(Abrangência da Seccional: Conceição de Macabu, Campos, Carapebus, Cardoso Moreira, Macaé, Quissamã, São Francisco do Itabapoana, São Fidelis e São João da Barra).

Apoio: FMC (Faculdade de Medicina de Campos) – HEAA (Hospital Escola Álvaro Alvim) - http://www.fmc.br

Inscrições:

INSCRIÇÕES ENCERRADAS