(CANCELADO) Curso de Assistência Farmacêutica ao paciente oncológico no Rio de Janeiro

oncologia cancelado

Objetivo:
Capacitar/atualizar os profissionais farmacêuticos que atuam na área, para a tomada de decisão, escolha e manejo adequado da terapia medicamentosa com base em evidências clínicas orientadas para o uso racional de medicamentos, oferecendo subsídios de farmacoterapia, farmacovigilância e atenção farmacêutica.

Metodologia:
Os conteúdos serão desenvolvidos através de aulas expositivas dialogadas, com o uso de recursos audiovisuais diversos. Trabalhos em grupos com o apoio de bibliografia (livros, artigos e outras fontes) relacionando o conteúdo desenvolvido. Também será utilizado como metodologia o PBL (problem based learning), objetivando confrontar o aluno com situações problema e desenvolver a capacidade de busca e interpretação de informações. Visa aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, tanto no que diz respeito a atividades clínicas em Oncologia, tanto no âmbito hospitalar quanto nos âmbitos ambulatorial e domiciliar.

Conteúdo Programático:
Conhecer as fontes de informações sobre medicamentos; Selecionar a informação de acordo com o nível de evidência; Resolver casos clínicos com enfoque em doenças prevalentes; Conceitos e métodos de Adesão ao tratamento; Reconciliação medicamentosa; Farmacovigilancia em oncologia.

Ministrante: Dr. Marcio Luis Lima Borella
Graduado em Farmácia e Bioquímica (Universidade Federal de Santa Maria). Pós-Graduação em Farmácia Oncológica (Faculdade São Camilo) e Mestrado em Biotecnologia (Universidade de Caxias do Sul). Experiencia na área de Farmácia Hospitalar, Manipulação de quimioterápicos, Atenção farmacêutica e em Pesquisa clinica. Docente por sete anos, na área de bioquímica, farmácia hospitalar e oncologia para os diversos cursos da área da saúde. Atualmente Farmacêutico Clínico do Grupo COI, atuando com Farmacovigilância e Tecnovigilância. Atual Representante regional da SOBRAFO para o Rio de Janeiro. Membro do Corpo Editorial da Revista Sobrafo News.

Dia do curso: 25 de novembro de 2017 (sábado)
Horário: 8h00 às 17h00
Local: UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO– Rua Gonçalves Dias, 56 - Centro, Rio de Janeiro - RJ,

Requisito para inscrição: ser Farmacêutico regularmente inscrito no CRF-RJ.

Vagas Limitadas: As inscrições solicitadas serão confirmadas respeitando a ordem de recebimento das solicitações e o número de vagas disponíveis.

Curso Gratuito: solicitamos doação de um pacote de fralda (geriátrica ou infantil) ou uma lata de leite em pó ou um pacote de 1 kg de ração para cães – entregar no dia do curso.

Certificado: será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso (assinatura em 2 listas de presença: manhã e tarde). O certificado será enviado em até 10 dias uteis após o curso.

Ausências não justificadas: perde-se o direito de participar de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRF-RJ no ano de 2017.

Informações: (21) 3872-9213 (9 às 18h, dias úteis) e qualipharma@crf-rj.org.br

Realização: CRF-RJ / Sede Rio de Janeiro